quinta-feira, 6 de março de 2014

Problemas no Estômago? – Que sapos anda engolindo...

Artigo publicado no Jornal do Cambuci de 01/03/2014

Problemas digestivos desde azia até úlceras e gastrites geralmente indicam que o paciente não digere algo
na vida. Engoliu - ou engole - situações que não ficaram claras – não foram digeridas, fato que o incomoda.  A visão simbólica auxilia muito no diagnóstico energético e no tratamento por Acupuntura.

Localizado entre o esôfago e o duodeno, o Estômago inicia o processo digestório dos alimentos. Na parte superior o órgão comunica-se pela cárdia ao esôfago e na parte inferior, pelo piloro, ao Intestino Delgado. Em seu interior existem as chamadas glândulas gástricas que produzem o suco gástrico que, por sua vez, envolve os alimentos para a digestão. Por intermédio de movimentos peristálticos é que se produz o bolo alimentar transformado em  (continua...)
quimo, onde se realiza a digestão das proteínas, por intermédio de importantes enzimas.
Sob o ponto de vista alquímico, o Estômago é o centro do corpo humano onde ocorre o fogo que faz a digestão. Algumas correntes filosóficas o apontam como sede do fogo central do organismo. Faz sentido, sobretudo se imaginarmos que o PH do organismo deve tender à alcalinidade sob risco de proliferação de vírus e bactérias que preferem meios ácidos. Entretanto, o PH interior do estômago é por volta de 4, mas pode chegar até 1,5 a 2, por conta de sua tarefa digestiva, o mais ácido de todo o organismo.

Engolir é de fora para dentro
Quem não consegue ´engolir` determinada situação pode apresentar problema digestivo. Esta abordagem simbólica é levada em conta durante o tratamento que realizamos com a medicina chinesa que, como dissemos em artigos anteriores, presta muita atenção à sintomatologia em busca das causas da patologia. Sabemos, há cinco mil anos, que órgãos afetam emoções e as emoções afetam órgãos e vísceras. Assim, é fato que determinados alimentos estimulem determinados órgãos que, por sua vez, estimulam determinadas emoções. E a via contrária também verdadeira, as emoções estimulam ou sedam determinados órgãos e vísceras.
O Estômago é a víscera do elemento Terra – complementada pelo meridiano do Baço/Pâncreas (dois órgãos, mas um meridiano apenas) – relacionado ao pensamento, raciocínio e preocupação. Pessoas muito preocupadas costumam estimular demais o meridiano do BP e, conseqüentemente, o Estômago. Geralmente são pesssoas muito preocupadas e ansiosas. Antes de piorar a situação, recomendo a Acupuntura, reduzir a ingestão de alimentos doces e, em crises de ´queimação` no Estômago sugiro – ao contrário do que dizem – ingestão de meio copo de água com meio limão espremido. Em geral dá ótimos resultados. Se for uma úlcera mais séria, a ingestão de limão pode piorar o quadro. Mas, tenha certeza, isso é mais raro de acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário, assim que o moderador aprovar estará disponível no blog.