terça-feira, 22 de outubro de 2013

A polêmica origem da Acupuntura...

No programa Salutis de 21 de outubro dei minha sincera opinião sobre a possível História da Acupuntura. Uma pergunta dos pacientes no consultório que, geralmente, coloca o acupunturista sério em situação difícil. 

- Afinal, a história desta arte terapia mescla-se com a história da própria humanidade e, para quem acredita – e eu acredito –, suas raízes estão na Atlântida, continente desaparecido no oceano.
Além disso, comento sobre as versões poéticas para o seu surgimento - como a do guerreiro que tinha artrose e viu suas dores desaparecerem imediatamente após receber uma flechada no calcanhar, a dos Kouei ou demônios, e a do sábio da montanha que...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Acupuntura emagrece?

Boca nervosa, modo de vida desregrado, sedentarismo
e outros itens colaboram para o crescimento da população
após a adolescência. E, infelizmente, para frente e não para o alto!    
- As agulhas da medicina chinesa não furam balões, mas são eficientes nas drenagens de líquidos e sólidos, além de facilitar as alterações de hábitos e costumes.


Hoje, mais de 50% da população brasileira apresenta sobrepeso. E são vários os motivos que fazem com que o brasileiro engorde a olhos vistos com cintos cada vez mais apertados. Excessos na alimentação, distúrbios emocionais que reforçam as compensações nos alimentos e doces, falta de exercícios físicos, costumes errados no consumo de guloseimas, refrigerantes e alimentos inadequados.
Diante desse quadro instalado não se pode esperar milagres da Acupuntura...