sábado, 30 de março de 2013

Sou um pintor de aquarelas. E procuro, nas letras e nas agulhas, a arte...


Eu faço muitas coisas importantes.Até mesmo quando não faço nada, faço algo importante.Afinal, é quando me esvazio é que fico pronto para receber. Receber e preencher. É nesta hora que estou aberto para modificar-me.Quando não estou preenchido é a minha fase azul.E, sabe, quando se está cheio, aí não cabe mais nada.Mas isso não quer dizer que não há momentos em que estou pleno.E além de alternar o cheio e o vazio, gosto também de mudar de cores.E do azul, vou mudando de tonalidades.Aliás, é por isso que virei um pintor. Um pintor de aquarelas, que utiliza tintas fornecidas pela vida.

Pela vida das pessoas.
Das pessoas que se espalham pelo mundo.
De fato, as pessoas inspiram-me a teclar ou trazem-me problemas para eu agulhar. - E tanto na tecla quanto na agulha, sou um comunicador.
Um comunicador que pinta para se comunicar, ou um pintor que pinta para curar.
Mas sempre um comunicador.
Se pintor escritor ou pintor agulhador depende do dia, hora e interlocutor ou paciente.
Se estiver indo ou voltando.
Isso depende, sempre depende.
Com as teclas eu produzo palavras, expressões, como a disposição de tijolos na construção de adornos em um bom e bonito edifício.
Pode ser um prédio científico, jornalístico baseado em fatos, mas pode ser um prédio poético, histórico e denso, daqueles em que se pára na rua apenas para admirar.
Em ambos os casos as palavras são tijolos. Tijolos que devem ser bem encaixados numa obra única. Única e precisa.
O amor à arte escrita surgiu na adolescência, quando me sentava na calçada para dedicar letras às meninas bonitas, aos amores juvenis ou às estrelas distantes.
E, percebam, as mulheres e as estrelas nem são tão diferentes assim.
Da calçada à cadeira universitária da famosa Casper Líbero foi um pulo.
Pulinho mesmo, sem perceber estava estudando jornalismo.
- Afinal, eu gostava de escrever.
Mas, a frieza dos relatos jornalísticos começou a mostrar-me, depois de um bom tempo de trabalho e profissão, que talvez tenha nascido mais à lavra das letras encaixadas com arte que relatar fatos do cotidiano alheio. Reportar era comigo mesmo, mas eu sempre gostei de um bom tempero, nem sempre ao agrado dos astutos editores. Mas demorou um tempo para eu perceber isso.
E foi uma decepção.
Eu queria arte, não relatórios.
A formação em jornalismo me deu um tom de vermelho. Lia Lenin, Marx, Trotsky e achava que o norte era o internacional socialismo. Ilusão, de nada doce.
Textos científicos tentando explicar o inexplicável e querendo provar algo improvável.
Que a revolução começa fora. Só depois de muitas revoluções pessoais descobri que a revolução é interna. Interior. Depois disso sim, pode expandir-se para fora.
Mas nascer mesmo, nasce dentro.
Junto ao desenvolvimento das letras somou-se o estudo da psicologia, em especial de Carl Gustav Jung, psiquiatra austríaco.
Aí descobri que o mundo fazia parte de mim e eu fazia parte do mundo. Tudo junto, separado.
Tudo separado, mas junto.
Encantei-me, fui fazer terapia com terapeuta que trabalhava com o corpo.
Tudo é uma coisa só, corpo físico, mente e emoção. Fiz curso de massagem e quando surgiu a Acupuntura não caiu um helicóptero na minha cabeça.
Caiu o maior dos ônibus espaciais até então inventado e construído pelo homem.
Uma alegria muito grande.
Afinal, descobri para o que nasci. Descobri que com as agulhas reconecto meridianos, órgãos e funções, também uma comunicação.
E agora? O que fazer? Já tinha 30 anos, um filho nascendo, responsabilidade de uma família...
Junto com a descoberta de mim mesmo, separação conjugal, crises existenciais, auto-procura, auto-estudo, experiências difíceis...
Muito difíceis.
E foi desses mergulhos profundos dentro de mim mesmo é que começou a surgir uma grande força não só para entender, mas também uma capacidade para ajudar aos outros.
O vermelho começou a se dissipar para surgir um dourado em mim.
O dourado da cura e do amor ao próximo.
O AMOR QUE DÁ COMPETÊNCIA e tinge de volta o azul perdido durante a pureza da infância.
Por que meu trabalho é importante?
Porque comunico às almas o caminho de seu próprio reencontro, um caminho trilhado por intermédio de palavras e agulhas.
Muita gente escreve e muita gente agulha.
Mas eu procuro, tanto na escrita quanto na agulha, a arte.
A trilha de um novo caminho, azul e dourado, na busca do homem, por ele mesmo. Por isso meu trabalho é tão importante, porque consigo unir agulhas e teclas na busca do novo caminho que é a volta a si mesmo.

"O privilégio de toda uma vida é ser aquele que nascemos para ser."
Joseph Campbell

sexta-feira, 29 de março de 2013

Convite para palestra sobre Acupuntura e Alquimia. Como elas podem ajudar na atualidade...


- Quais os fundamentos da medicina tradicional da China?

- O que ela tem em comum com os processos alquímicos conhecidos na Idade Média? 

- Como esses conhecimentos podem auxiliar na obtenção de melhor qualidade de vida e tratamento de sintomas e doenças?

Sobretudo na atualidade.
Temas da palestra que irei ministrar na farmácia HN Cristiano de Moema e que gostaria de divulgar e convidar. Clique aqui para acessar o convite no facebook, ou abaixo para acessar o mapa do local em São Paulo.



- What are the fundamentals of traditional medicine in China?
- What she has in common with the alchemical processes known in the Middle Ages?
- How can this knowledge help obtain better quality of life and treatment of diseases and symptoms?
Especially nowadays.
Themes that will deliver the lecture at the pharmacy HN Cristiano of Moema and would like to disclose and inviting. Click here to access the invitation on facebook, or the map below to access the site in São Paulo.



- Quels sont les fondements de la médecine traditionnelle en Chine?
- Qu'est-ce qu'elle a en commun avec les processus alchimiques connus au Moyen Age?
- Comment ces connaissances peuvent aider à obtenir une meilleure qualité de vie et le traitement des maladies et des symptômes?
Surtout de nos jours.
Les thèmes qui prononcera la conférence à l'Cristiano pharmacie HN de Moema et que vous souhaitez divulguer et accueillante. Cliquez ici pour accéder à l'invitation sur facebook, ou sur la carte ci-dessous pour accéder au site à São Paulo.


quinta-feira, 28 de março de 2013

Palhaço vira repórter, Dia do Acupunturista e Federação dos Terapeutas no Salutis

Osório, João Carlos Baldan e Adeide Marques

O palhaço Osório garante que, ao menos hoje, não seria bom um vínculo empregatício com os hospitais. De fato, todas as quintas-feiras os palhaços de sua companhia estão no Hospital das Clínicas aqui em São Paulo. Entre os setores aonde os palhaços trabalham, o de mais dor, segundo Osório, é o de hemodiálise. “Ali se deve ter muito cuidado e tato”, diz Osório. No programa Salutis de 25 de março o palhaço faz papel de repórter, eu relato as comemorações do dia do Acupunturista e Adeilde Marques, presidente da Federação dos Terapeutas, fala da resistência e preconceitos 
que ainda existem em relação aos profissionais, bem como o diálogo com a classe médica é tão importante à qualidade de vida de todos. 
Confira a segunda parte do programa Salutis de 25 de março.

The clown Osorio ensures that, at least today, not one job would be good clowns with hospitals, in fact, all Thursdays...

quarta-feira, 27 de março de 2013

Entrevista na TV Gazeta. Eu e o Dr. Evaldo Leite, para quem, projeto do Ato Médico pode ser uma tragédia.


Em entrevista à TV Gazeta sobre Ato Médico Dr. Evaldo Martins Leite afirma que, se aprovado, projeto de Lei sobre Ato Médico será uma tragédia ao Brasil. Fui entrevistado ao lado do presidente da ABA e Dr. José Luiz Toro da Silva, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Saúde Suplementar.

If approved, the project will be a tragedy Medical Act. Dr. Evaldo Martins Leite. In an interview with TV Gazeta on Medical Act Evaldo Dr. Martins Leite says that if approved, the draft Law on Medical Act will be a tragedy to Brazil. I was interviewed alongside the president of the ABA and Dr. José Luis Toro da Silva, president of the Brazilian Institute of Law, Health Supplements.
Check out.

S'il est approuvé, le projet de loi sera une tragédie médicale. Dr. Martins Leite Evaldo. Dans une interview avec TV Gazeta Loi médicale Evaldo Dr. Leite Martins dit que si elle est approuvée, le projet de loi sur la Loi médicale sera une tragédie au Brésil. J'ai été interviewé aux côtés du président de l'ABA et le Dr José Luis Toro da Silva, président de l'Institut brésilien de droit de la santé, suppléments.
Check-out.

Veja o programa completo




Salutis - Entrevistas com Adeilde Marques da Fenate e palhaço Osório. Imperdível.


Adeilde Marques, presidente da Federação Nacional dos Terapeutas – Fenate, fala sobre a legalização da profissão dos terapeutas bem como sobre as perspectivas do IV Congresso Nacional dos Terapeutas que será realizado em abril no Rio de Janeiro. 
Gibba Rizzo, criador do palhaço Osório, além das palhaçadas, fala de seu trabalho no Hospital das Clínicas em São Paulo, sobre a sua trajetória de oito anos na instituição médica, bem como como é a sua relação com os médicos e doentes.
Confira aqui a primeira parte do Salutis de 25 de março.

Adeilde Marques, president of the National Federation of Therapists - Fenate, talks about the legalization of the profession of therapists as well as on the prospects of the IV National Congress of the therapists to be held in April in Rio de Janeiro.
Gibba Rizzo, creator of the Joker Osório, besides the antics, talks about his work at the Hospital das Clinicas in Sao Paulo, on his eight-year....(continue...)